21 de junho de 2013

Roteiro de Sevilha | A Cidade de Cores Quentes

Este mini-roteiro adequa-se ao tamanho da visita que fizemos a Sevilha, foi um mini passeio. Em 1 dia consegue-se conhecer os pontos turísticos essenciais da capital da Andaluzia. Os dias que se seguem são para conhecer a cidade a fundo, perceber como se move, quem a habita e viver um pouco mais a cidade em si. Como o nosso orçamento era pequeno e o tempo que tínhamos disponível também, resolvemos ir num dia e voltar no outro. Organizei tudo e reservei um quarto uma semana antes da nossa partida. Tal como referi aqui, tinha esperança de visitarmos a Feira de Abril de Sevilha. A Feira terminou no Domingo, dia 21 de Abril, e nós fomos dia 23. Azia!

Como Ir | Transporte

Fomos de carro porque ficava muito mais barato do que ir de avião. Ir de carro também é uma boa opção para quem gosta de ir parando, à ida ou à volta, para conhecer outros locais. Na ida, parámos apenas uma vez, na estação de serviço de Olhão, para esticar as pernas e comer umas sandes que levámos de casa. Temos um GPS que nos guiou até Sevilha, embora por mais que eu actualize o 'bicho' ele teima em não actualizar.

CAMINHO E TEMPO DE VIAGEM

Entra no Google Maps, clica em 'obter direcções' e coloca o teu ponto de partida e o destino. Automaticamente irás ter uma noção dos quilómetros a percorrer, caminho, opções e a duração da viagem. O tempo de viagem é sempre relativo, pois depende a que velocidade vais e se páras pelo caminho. No entanto, mais coisa menos coisa, é aquele tempo que se demora a chegar ao destino. Percorremos 435 km em cerca de 4 horas.

Atenção! No centro histórico de Sevilha é complicado andar de carro. As ruas são estreitas e há muitas ruas onde é proibida a entrada de veículos. Sevilha adoptou uma política rígida no que se refere a carros na cidade. A maioria dos estacionamentos na rua, o tempo máximo por estacionamento é de 2 horas. Quem viaja para Sevilha de carro e precisa de estacionar, há várias opções de estacionamento público subterrâneo com vigilância 24h/dia.

Nós estacionámos o carro no Aparcamiento Público Plaza Nueva, que fica na Calle Albareda, 18. Em todos os estacionamentos deste género há uma tarifa única para quem deixa o carro durante 24h ou mais. Por exemplo, por hora paga-se 2€ mas como pretendíamos ficar 24h o valor total é 18,50€. Considero que 18,50€ é puxado, por isso, imaginem se ficássemos 3 dias. E este valor é dos mais em conta, pois há estacionamentos que levam mais pelas mesmas 24h. Clica aqui e aqui para obteres as localizações dos estacionamentos públicos em Sevilha.

Nota: Caso prefiras ir de avião, podes encontrar no Skyscanner as tarifas correspondentes ao dia em que pensas fazer a tua viagem.

CALCULAR OS GASTOS DE DESLOCAÇÃO

Entra no site Via Michelin, coloca o teu ponto de partida e de chegada. Mais abaixo escolhe o combustível do teu carro e o tipo de veiculo. O cálculo não é 100% correcto porque depende do consumo do carro e do tipo de condução que se tem. Contudo, obtem-se o valor geral dos gastos em combustível e portagens de ida e volta. A Via Michelin dá-te opções de orçamento consoante o caminho que preferes, isto é, dependendo se queres ir pela auto-estrada, estradas secundárias, etc. Como é natural, ultrapassámos um pouco o orçamento que a Via Michelin apresentou, mas não muito. Fomos pela A2 e A49 tendo gasto na totalidade com ida e volta 119,84€. Discriminando os valores, gastámos 70€ de gasóleo e 49,84€ de portagem.

Atenção! O valor das portagens corresponde apenas a Portugal. Em Espanha não existem portagens, logo, só temos gastos a nível de combustível.

Onde Ficar | Grand Luxe Hostel

A decisão de onde ficar foi super rápida. Entrei no Booking, pesquisei por hotéis baratos no centro da cidade e escolhi o que me pareceu mais económico tendo em conta a limpeza, qualidade e localização. Por vezes, quando se escolhe a estadia, as fotos enganam um pouco. Tudo parece maior, mais luminoso e limpo do que é na realidade. Felizmente, este não foi o caso. Tivemos muita sorte com o Grand Luxe Hostel. Sabia que só havia 1 quarto duplo disponível mas não sabia que ficava no mesmo piso da recepção. Foi essa a única coisa de que não gostei porque se ouviu algum barulho quando uns grupos chegaram de madrugada para fazer o check-in.

No geral gostei muito deste hostel: super limpo, moderno, com móveis novos de linhas direitas,  pequeno-almoço simples mas farto, ginásio gratuito, cozinha e sala comum 24h. O hostel tem um terraço com uma vista magnífica sobre a Catedral de Sevilha! Na manhã seguinte, preparei o pequeno-almoço e fomos comer para o terraço. Senti uma serenidade muito boa, não havia barulho, ver aquela luz da manhã, com aquela vista, perfeito! Pagámos 50€ p/noite, ou seja, 25€ por pessoa já com pequeno-almoço e acesso ao ginásio incluído. O hostel tem várias free-tours que poderás escolher fazer.

O Que Visitar

RUAS

Sevilha é uma cidade plana e não muito grande, por isso, é fácil conhecer tudo a pé. A cidade que é dividida pelo rio Guadalquivir, tem vários monumentos, embora a beleza das ruas estreitas e coloridas não lhes fique atrás. Uma das coisas de que mais gostei foi simplesmente andar pelas ruas.

CATEDRAL DE SEVILLA  E LA GIRALDA

Este foi dos primeiros monumentos que vimos em Sevilha, pois ficava muito perto do hostel. É imponente, de estilo predominantemente gótico e muito trabalhado. Datada do século XII, a Catedral era uma mesquita árabe que tem na sua composição um minarete -  torre de uma mesquita - que é a Giralda. La Giralda faz parte da Catedral de Sevilha sendo a parte da construção que mais se destaca. Ao visitar a Catedral pode-se subir até ao cimo da torre, junto ao sino, onde se encontra uma vista extraordinária sobre a cidade. Entrada: 8 €

ARCHIVO GENERAL DE INDIAS

No Arquivo Geral das Indias, que primeiramente serviu de Mercado de Câmbio no século XVI, estão guardados documentos valiosos que permitem recriar a história de Espanha com as suas ex-colónias da América. Entrada livre

REAL ALCÁZAR DE SEVILLA

O Real Alcázar é um monumento árabe que foi levantado no século X. Chegou a ser residência real de Pedro I, o Cruel. O interior do edifício é lindo! Entrada: 8,75€Estudantes: 2€

PLAZA NUEVA

É uma espécie de Plaça da Catalunya de Barcelona mas em ponto pequeno e menos movimentada. O estacionamento que escolhemos ficava mesmo junto à Plaza Nueva, sendo que é neste local que se encontram os edifícios do Ayuntamento de Sevilla

PLAZA DE TOROS DE LA REAL MAESTRANZA

Por fora nada de espectacular, pensei que iríamos ver uma praça realmente imponente. Não nos foi possível entrar mas já vi fotos e, por dentro, parece-me ser realmente bonita. A Praça de Touros da Real Maestranza tem mais de 240 anos e é um considerado um edifício emblemático de Sevilha. Aqui também se pode visitar um museu ligado à tauromaquia. Entrada: 7€

TORRE DEL ORO

Esta construção árabe do século XIII, originalmente tinha telhas de ouro, por isso, foi denominada de Torre de Ouro. Dentro da torre, que fica nas margens do rio, podemos visitar o Museu Naval. Entrada: 3,50 €. Entrada livre às segundas-feiras.

CRUZEIROS TORRE DEL ORO

Junto à zona da Torre del Oro, para quem gosta de passear no rio, existem pequenos cruzeiros organizados pelos Cruceros Torre del Oro. Ao fazer este passeio no rio Guadalquivir, com a duração de 1h, ganha-se uma perspectiva diferente de Sevilha. Estes cruzeiros partem de meia em meia hora e funcionam das 11h às 23h. O passeio à noite deve ser interessante, vê-se as luzes da cidade de outra forma. Preço: 16€.

PLAZA DE ESPAÑA

Uma construção semi-circular linda de cores quentes que me deixou maravilhada. Feita de tijolos expostos, cerâmica e ferro forjado, este local tem tantos pormenores que se torna difícil detectá-los a todos numa só visita. A Plaza de España foi construída em 1929 por ocasião da Exposição Ibero-americana realizada em Sevilha. Em torno da praça existem vários bancos vestidos por lindos azulejos, pelo que cada banco representa uma província de Espanha. Entrada livre.

SETAS DE SEVILLA OU  ESPACIO METROPOL PARASOL

Uma construção futurista e dinâmica! Quando vi este espaço por fora, tive mesmo de olhar para cima e dizer "uau". Fomos à noite com o objectivo de subir até ao miradouro para ter uma vista panorâmica de Sevilha à noite. Eu vi os horários e preços mas não percebi porque é que estava fechado! Fiquei tristinha mas os imprevistos acontecem. Nas Setas de Sevilla existem muitos restaurantes e bares, sendo que por baixo pode-se visitar um museu arqueológico romano - o Antiquarium . Entrada miradouro: 1,35 €

Outros pontos de interesse: Casa de Pilatos | Palácio de Lebrija | Basílica de la Macarena | Basílica de Jesus | Iglesia de San Luís de Los Franceses | Mosteiro de San Isidoro del Campo | Conjunto Monumental de Itálica | Isla Mágica

Onde Comer | Los Coloniales

Há várias opções em Sevilha e a maior parte são em conta. Não há grandes dificuldades em encontrar um local no centro de Sevilha para almoçar ou jantar a um preço aceitável. Como ficámos muito pouco tempo, e só fizemos uma refeição fora, posso recomendar o restaurante aonde fomos, a Taberna Coloniales mais conhecida como Los Coloniales. A comida era boa mas estava à espera de mais. Acho que tinha grandes expectativas em relação aos secretos de porco preto! É altamente recomendável que reservem mesa porque nós esperámos muito tempo por uma. Aliás, estivemos prestes a desistir mas...eu queria muito ir a este restaurante devido aos comentários que li na internet.

Los Coloniales é um restaurante tipicamente espanhol, em que lá dentro só existe praticamente o balcão, pelo que as refeições são feitas na esplanada. Só há um empregado de mesa que dá conta de dezenas de pessoas escrevendo o seu nome numa ardósia pela ordem de chegada. Depois, quando uma mesa vaga, ele chama pelas pessoas. Como ele nos disse que teríamos de esperar mais de 1 hora fomos passear para os lados das Setas de Sevilla que fica a 2 minutos a pé.

Comemos bastante! Se forem a este restaurante, peçam várias tapas. O tamanho das tapas é praticamente uma refeição e podem provar mais coisas. Se eu soubesse era o que tinha feito e não teria pedido o secretos de porco preto como prato principal. Pedimos as seguintes tapas: Pimientos Aliñados 1,95€, Solomillo a la Castellana 2,65€ e Papas a la Brava 1,95€. Para prato principal pedimos duas meias doses de Secreto Ibérico por 6,10 € cada. Para beber pedimos 2 cervejas que saíram a 1,20€ cada. Para rematar, pedimos no fim do jantar 2 copos de moscatel por 1,55€ cada - era bastante adocicado. No total ficou tudo por 24,25€.