5 de dezembro de 2013

Óbidos | As Casas, A História e A Ginja



Levem-me de volta a Óbidos, já! Reduzir esta pequena vila à ginja é injusto. Mas eu fiquei em vias de ficar obcecada pela ginja de Óbidos servida em copo de chocolate. É bom demais para não ficar a beber compulsivamente, à janela, tapada com uma mantinha, durante uma tarde de um Domingo chuvoso e frio. Mas como Óbidos não se resume só à sua ginja em copo de chocolate, não me importo nada de elogiar mais um pouco este pedacinho de Portugal.

Pelas ruelas desta vila, ouvi uma turista brasileira dizer: "Meu Deus, mas que casinhas mais charmosas são essas?!". Ela não podia ter resumido melhor. Óbidos exala charme por todos os poros. Só o facto de estar aconchegada dentro de muralhas, fá-la ainda mais especial. É uma localidade antiquíssima, foi em 1148 que D. Afonso Henriques, conquistou-a aos mouros! Quer dizer que antes dessa data muita coisa aconteceu por lá, prova disso é o castelo que se lhe atribui origem romana - no entanto, sempre pensei que era de origem árabe.

Já tinha visitado Óbidos na adolescência mas agora a visão foi totalmente diferente. Realmente em cada fase da vida vemos as coisas sempre com outros olhos. No meu caso, aprendi a apreciar mais as coisas. Neste cantinho tão charmoso, adoro as casas, as cores, as flores, os monumentos, as ruas, as lojas e restaurantes típicos. É tudo tão fofo que apetecia-me ter uns braços do tamanho da vila para poder abraçá-la, com muita força! Fica a saber o que visitar em Óbidos clicando aqui. Não se esqueçam que anualmente poderão visitar o Mercado Medieval de Óbidos. E, por favor, não se esqueçam de provar ginjinha em copo de chocolate! 

Fiquem atentos à próxima paragem desta nossa Road Trip até ao Norte de Portugal!

 



Viagem: Outubro 2013
Fotos: Carina Teixeira

1 comentário:

  1. Catarina que fotografias e detalhes maravilhosos! Não conheço Óbidos mas está definitivamente na lista para o próximo fim de semana de passeio que fizer com o meu M.!

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...